Menu fechado

U R G E N T E – Financiamento Estudantil – FIES – 2013/2

Prezados alunos,

É muito comum eu recebê-los em minha sala com alguma necessidade individual nas questões que se refere a parte financeira com a universidade. E quem já precisou, sabe que a primeira coisa que deixo claro que não consigo interferir nisso, pois a minha área está totalmente ligada a parte educacional. Porém sempre tento encaminhar para alguma solução.

Desta vez será diferente. Agora posso ajudar SIM!

A partir deste ano as regras para o financiamento estudantil está muito mais facilitado. Mas também existem alguns mitos que precisam ser derrubados. Então vamos lá:

– O financiamento não é destinado somente para quem está com dificuldades financeiras para honrar as mensalidades. Pode ser feito por qualquer aluno, mesmo aquele que enxerga um futuro promissor, mas que agora prefere priorizar outras oportunidades. Isso significa que não precisa parar de estudar para realizar outras coisas. O juros do FIES é menor e compensa trocar. Entre um financiamento bancário para comprar um carro por exemplo, o FIES é bem mais barato. Entre um cheque especial ou empréstimo bancário, novamente o FIES é infinitamente mais barato. Quem por algum motivo perdeu o PROUNI, o melhor caminho é aprovar o FIES quanto antes.

– Quais são as condições: o Financiamento é de 50% á 100% das mensalidades, no valor com a bolsa / desconto e não o valor cheio como era antigamente, a taxa de juros é de 3,4% a.a., a cada 03 meses você paga R$ 50,00 a título de amortização, e só começa a pagar após 18 meses do término do curso. Você pode parcelar em até 03 vezes o tempo do curso + um ano, ou seja no nosso caso que os cursos tem duração de 04 anos, você pode pagar em até 13 anos. Não é impeditivo o fato de ter restrições no SERASA. De acordo com a renda declarada, há possibilidade de utilizar o fundo garantidor, sendo assim, não necessidade de ter um fiador. Além do que, fazendo agora, o que você pagou neste semestre, receberá de volta a título de restituição.

Para qualquer um dos casos que você se encontra, o FIES está neste momento altamente recomendável.

Não deixe de estudar por nada, as vezes aparece um alternativa para “aliviar a pressão”, não deixe passar a oportunidade.
Se já tentou e teve dificuldades para obter o FIES, está muito mais fácil e menos rigoroso, tente novamente.

Um abraço

Prof. Dr. Marcelo Nogueira
UNIP – Campus Tatuapé – SP
CC/SI – Graduação
Engenharia de Software – Pós-Graduação