Menu fechado

Como |Softwares| Podem Gerar Prejuízo na Sua |Empresa|

Software deveria ajudar, mas só quando o projeto e a programação são bem feitas. E disso nós entendemos.

O que está acontecendo?

Podia ser meme, mas esse print é real. Foi hoje mesmo, há apenas algumas horas.

Não é de hoje que estamos penando para encontrar empresas especializadas em limpeza. 

Temos visto maus exemplos em vários nichos, entre produtos e serviços. E, para nós é triste perceber que o “sistema” tem sido a justificativa. Afinal, nosso DNA está na nossa história de mais de 30 anos formando profissionais de desenvolvimento e engenharia de software.

No caso acima, enviamos mensagem pelo chat do site. Em 15 minutos, o sistema retornou com um time out por falta de interação. Isso normalmente acontece quando o cliente fica muito tempo sem responder. Mas dessa vez, quem não interagiu foi a empresa. Curioso, no mínimo! O mais irônico foi o título da janela: “facilitador online”. E que tal o rodapé? “Conectando pessoas”. (Risos)

Em outra plataforma, tivemos que remarcar e cancelar as diárias algumas vezes. Quando realmente deixamos correr a reserva, com profissional designada, confirmação pelo app conferida na véspera… surpresa! Diária cancelada. Ficamos perplexos. Quando o cliente quer desmarcar, tem que fazer com 24h de antecedência. 

Nesse caso, não recebemos qualquer aviso, por app, e-mail, SMS, nada. A resposta da empresa: “nosso sistema entendeu que você estava querendo cancelar o serviço e fez isso automaticamente”. Então pedimos um novo agendamento avulso. E, adivinha!? Também foi cancelado unilateralmente pelo “sistema”, sem nenhum aviso. Desistimos de contratar a empresa.

Como virar a chave?

Acima de tudo, cuide bem da sua empresa. Esteja atento e presente para o que acontece em todos os âmbitos. E aqui vai uma lista de atitudes que pode virar a mesa a seu favor:

  1. Ouça os clientes insatisfeitos. Estimule o feedback por parte dos clientes. Uma escuta ativa pode mudar o rumo dos negócios. 
  2. Analise os dados como se procurasse ouro em uma mina. Eu ousaria dizer que nos comentários negativos tem ouro, diamante e muito mais riqueza para qualquer negócio crescer.
  3. Experimente o sistema que está atendendo o seu cliente. Simule um atendimento normal como se você fosse um deles. Se coloque no lugar dele.
  4. Pare de acreditar que só porque pagou pelo software, está tudo ok. Nem se convença do sucesso só porque alguém garantiu que seria bom. A responsabilidade é sua. Afinal, é a sua empresa.
  5. Abra mão da ilusão da tecnologia. “Ah, mas eu tenho Inteligência Artificial trabalhando dia e noite para otimizar meus resultados”. E você conferiu se ela está configurada adequadamente às suas necessidades e às dos clientes? IA também requer configuração.

Finalmente, adote ferramentas tecnológicas, mas não se vislumbre. Software não é a solução em si. Ele não faz nada sozinho. Precisa de humanos para pensar, planejar, programar. E também para usar adequadamente. Do contrário, será apenas mais um gerador de caos. E, pior: você terá de treinar seu time para criar desculpas para os erros do sistema em vez de focar na excelência do produto ou serviço que você deveria estar entregando.

Moral da história

“Entre pessoas e sistemas, quem é que está mandando em quem”? É uma pergunta que nós fazemos muito. Mas não gostaríamos de responder. Infelizmente, o “sistema” anda tendo mais moral do que as pessoas. Temos visto humanos robotizados por rotinas como se fossem sistemas. Gente defendendo softwares acima das pessoas. Pessoas terceirizando a responsabilidade por softwares mal projetados para os usuários e perdendo dinheiro por isso. 

E isso está nos incomodando. Por isso, nos mantemos firmes no propósito de formar e capacitar pessoas em soft e hard skills, com pensamento crítico a partir do ensino de princípios profissionais. Acreditamos que, dessa forma, podemos contribuir para a geração e incremento de tecnologias que aprimorem a condição humana.

Em nosso horizonte enxergamos que a solução está em unir esforços entre profissionais e gestores. Acreditamos que a tecnologia e os negócios provêm de pessoas engajadas com a excelência.

Somos uma escola com oportunidades de capacitação em diversas disciplinas das áreas de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial com cursos livres, mentorias e pós-graduações.

Somos consultores de empresas. Somos mentores de profissionais e empresários. Somos aliados de quem está aberto a ser parte da solução e não do problema. Somos a CTA.

Envie uma mensagem para saber mais.